Cibercultura #1 – O Reinício da Série Sobre Cultura no Mundo Digital

CIBERCULTURA # 1 – A Série de Artigos Tecnológicos

O Cult movie “Matrix” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/05/09/revendo-dvd-matrix-o-filme-por-carlos-pompeu/   mexeu bastante com o imaginário popular. Tanto que alguns condenaram com mais vigor as continuações conhecidas pelos subtítulos “Reloaded” e “Revolutions”. Ambos, não são nenhuma geladeira brastemp, mas, foram impulsionados e absorvidos por causa da primeira película.

O Agente Smith e suas infinitas cópias

Inclusive, consta que Keanu Reeves é um ator que nunca simpatizou com continuações, ele recusou contracenar com Sandra Bullock em Velocidade Máxima 2, entretanto acabou sendo seduzido pela perspectiva de ter participação nos lucros dos filmes.

Os Irmãos Wachowski

Tanto que, os dois, foram feitos de uma tacada só e divididos na hora da edição. Mas, voltando as origens deste fenômeno cinematográfico podemos afirmar que foi uma grande sacada dos irmãos Wachovski, responsáveis pelo roteiro e direção. Eles se utilizam do mito da caverna de Platão e muitas outras referências filosóficas.

Estátua do Filósofo Platão

Bom, mas isto foi bastante divulgado na época .O que gostaria de acrescentar são outras histórias menos acadêmicas que influenciaram de forma capital a trama desenvolvida pelos realizadores de Matrix, cujo nome é retirado,uma espécie de licença poética, do romance ‘Neuromancer” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/resenha-livro-neuromancer-classico-da-literatura-cyberpunk/  de Willian Gibson que também inventou um termo que é bastante difundido atualmente que é o ciberespaço.

Capa do livro “Neuromancer” publicado pela Editora Aleph

Uma curiosidade nos chama atenção. O livro de Gibson foi lançado em 1984 que é, por sua vez, o título de um livro lançado em 1948 por George Orwell https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/08/06/hipermidia-porcos-no-poder/

Isto também me lembra outra coincidência que tenho que aproveitar a ocasião para mencionar. Pode até ser meio nonsense, mas não deixa de ser intrigante.

Coincidência?

Vamos aos fatos. A secretária do Presidente Lincoln chamava se Kennedy. E talvez por obra do acaso o sobrenome da auxiliar do Presidente Kennedy era Lincoln. Além disso, ambos foram assassinados enquanto ocupavam a Casa Branca.

Trinity, Neo e Morpheus

Eu hein? Enfim, o trio formado por Morpheus, Trinity e Neo, sendo que este último também foi conhecido como o hacker Thomas Anderson é literalmente inspirado nos personagens principais de Neuromancer.

Willian Gibson, autor de “Neuromancer”

Outro enredo, só que em um formato diferente, que influenciou os irmãos que devoram tudo relacionado à cultura pop foi Ghost In The Shell. https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/23/dvd-resenha-ghost-in-the-shell-o-fantasma-do-futuro/

Por exemplo, a personagem de Trinity é uma espécie de Xerox de uma ciborgue feminina e assexuada que está em O Fantasma do Futuro, título que a trama ganhou no Brasil.

Trata-se de um anime que podemos definir como qualquer tipo de desenho animado produzido no Japão. Porém, lá entre os nipônicos, o termo se refire a qualquer tipo cartoon e isto não implica sua nacionalidade. Para a cultura ocidental, na qual estamos inseridos, representa o que foi mencionado acima.

Kusanagi Motoko, a inspiração para Trinity ?

Então, se tiver oportunidade assista e confira que até fisicamente a Major Motoko se aparenta com a namorada do Neo. Algum desavisado pode até pensar que o desenho foi inspirado no filme. Mas não é bem assim. Ou não.

Pompeu e Janaína Gomes da Olho Comunicação

Este texto que você acabou de ler foi apenas uma introdução sobre a temática que estaremos abordando neste sítio de loucuras como diria Janaína Gomes e voltaremos a falar sobre estes livros, filmes, animes que abordam a tecnologia em um contexto cultural como, por exemplo, a discussão sobre o pós humanismo.

Isto porque este papo de pós-modernismo é arcaico, ultrapassado. Ou seja, já era. Somos cidadãos de uma nova era. Em outras palavras, trataremos especificamente de temas relacionados à cibercultura. Então, continue navegando e voltaremos a nos encontrar neste mesmo ciberespaço.

Escrito por Carlos Pompeu

Anúncios

4 Comentários

    Trackbacks

    1. DVD – Resenha “Ghost In The Shell” (O Fantasma do Futuro) « Tecnocibernetico's Blog
    2. Cibercultura # 2 « Tecnocibernetico's Blog
    3. MATRIX versus STAR WARS por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog
    4. Revendo DVD – MATRIX- O Filme por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: