Hipermídia – “Porcos no Poder”

O termo “Big Brother” que é o nome de um programa da empresa holandesa Endemol que, por sua vez,  é um reality show de sucesso no Brasil foi tirado de um livro de George Orwell, no caso “1984”, um clássico da ficção científica.

George Orwell

Detalhe, recentemente o site Amazon, com sede em Seattle,a cidade natal de Kurt Cobain do Nirvana e dos grunges, fechou umacordo de U$ 150 mil por ter deletado ilegalmente uma cópia digital do referido livro de seu aparelho Kindle, um leitor digital que é concorrente direto do iPad da Apple de Steve Jobs.

Kurt Cobain

A distopia de “1984” é um clássico , mas é sobre uma obra lançada
alguns anos antes pelo mesmo autor que pretendemos comentar. No caso “A Revolução dos Bichos”(Animal Farm). Trata se de uma ótima leitura que faz uma crítica ao autoritarismo que foi instalado por Stalin na União Soviética e que traiu os ideais da Revolução Russa de 1917.

Na trama de Orwell, cujo verdadeiro nome era Eric Arthur Blair, que além de escritor foi jornalista, os bichos da fazenda do senhor Jones fazem uma revolução e botam os humanos para correr.

Eric???

Nesta metáfora, uma fábula contemporânea, Lênin é tratado como Major, o porco que tem um sonho onde os próprios animais governariam a si mesmos.

Entretanto, logo o líder falece e os porcos Bola de Neve eNapoleão tomam a frente da Revolução. Napoleão como Stalin é seduzidopelo poder que nesta luta acaba expulsando Bola de Neve  que, por sua vez, seria Trotsky.

Leon Trotsky

Os porcos tinham um slogan: “quatro patas bom, duas pernas ruim”. Mas logo, passaram a morar na antiga casa do senhorJones, enquanto os animais trabalhavam por porções cada vez mais racionadas de comida.

Porcos no Poder

Em seguida o lema é modificado para “todos os animais são iguais, mas alguns são mais que os outros”. Por fim , os porcos se alinham aos fazendeiros  e os demais bichos não conseguem distinguí-los dos seres humanos. Isto porque os suínos passam a andar sobre duas patas.

"Porcos (que) Pariu" !!!

O autor George Orwell, nasceu em 1903 na Índia e faleceu de tuberculose em 1950 na Inglaterra. Era um socialista e com este ideal lutou na guerra civil espanhola contra o facismo do General Franco.

Eric, aliás George Orwell, nasceu na Índia

Nas trincheiras se desiludiu com o comunismo. Em um primeiro momento sua obra, lançada em 1945,  foi banida  pois Stalin era um aliado contra o nazismo. Mas com a Guerra Fria se tornou  bem vista como uma obra anti-comunista.

A foice e o martelo, o símbolo do comunismo

Independente das posições políticas, que se alteram constantemente, o livro trata de forma alegórica das fraquezas humanas.

O pai do Big Brother na capa da "Time"

Segundo a revista Time, “Revolução dos Bichos “ (Animal Farm)está entre os cem melhores de língua inglesa de todos os tempos. Possuipouco mais de cem páginas e pode ser lido de um fôlego só. Vale a pena ler. Reler é melhor ainda !

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Cibercultura #1 – O Reinício da Série Sobre Cultura no Mundo Digital « Tecnocibernetico's Blog
    2. Cibercultura # 18 « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: