Cibercultura # 9

Se você gosta de videogame nenhuma tese conspiratória vai fazer com que deixe de ficar fascinado com Taikodom. Este game online pode ser acessado em http://www.taikodom.com.br.

A ação se passa em um futuro distante onde a humanidade não habita mais o planeta Terra. Isto porque alieníginas mandaram todo mundo para o espaço.

Quem se lembra?

De um determinado vértice de um ponto de vista podemos afirmar que lembra Star Wars. Se bem que a saga de George Lucas iniciou-se no cinema e depois migrou para os livros e games.

George Lucas e o Mestre Yoda

Além do desenho animado e de uma porção de produtos licenciados. Mas o que pretendo dizer é que Taikodom começou como um game mesmo e fez um caminho diferente virando, na sequência, livro e histórias em quadrinhos.

O universo fictício em livros

Enfim, a comparação foi devido ao fato que ambos os jogos possuem um universo ficcional. Confesso que estou anos luz de distância do perfil de um gamemaníaco. Nunca fui muito entusiasmado com jogos eletrônicos. Apesar de ter acompanhado sua evolução desde o primitivo telejogo.

Mas o que despertou minha simpatia pelo Taikodom foi esse universo ficcional. Isto não é comum. Já ouvi falar de filmes que têm um universo e o transportam para os games. É o caso de Star Wars. Mas um game on line que tem seu próprio universo e que passa a ser expandido por meio de outras mídias como livros e histórias em quadrinhos era algo que poderia ser classificado como algo impossível.

Florianópolis

Isso até que a Hoplon Infoteiment, de Florianópolis, criou o Taikodom. A ousadia e a criatividade formaram uma aliança com a contratação de Gerson Lodi Ribeiro, um dos maiores nomes da ficção científica brasileira, que desde 2004 desenvolve , alimenta e assim vai expandindo este universo aumentando assim as possibilidades do jogador ao ser inserido neste contexto.

A Devir Livraria, especialista na área de entretenimento, já lançou dois livros que abordam este universo. O primeiro foi “Despertar” , de João Marcelo Beraldo, que conta como tudo começou . Assim, temos Jorge Santiago e Augusto Carrera, dois pilotos brasileiros da Força Espacial da União do Centro, que são colocados em animação suspensa quando os alieníginas retiram, por livre e espontânea pressão, a humanidade da Terra.

Então, são despertados 150 anos depois e têm contato , aparentemente, com um futuro promissor. Todas as mazelas sociais foram dizimadas. Além disso, todos tem acesso ao conhecimento em uma sociedade hipertecnológica. Seria uma perfeita utopia. Entretanto, por trás desta paisagem existe um mundo distópico e sombrio.

João Marcelo Beraldo, o autor, é game designer da Hoplon e este seu segundo livro de ficção científica. O anterior é “Véu da Verdade”, lançado pela Editora Eridanus, a trama se passa em 2147 e os seres humanos descobrem que não estão sós e que o sistema solar não passa de um gueto da galáxia.

Gerson Lodi Ribeiro

Já o outro livro da saga intergalática tupiniquim é “Taikodom:Crônicas” de Gerson Lodi Ribeiro. Trata-se de uma coletânea de contos que abordam este universo. São contos em ordem cronológica que revelam a história da humanidade até a descoberta da civilização alienígina e o posterior confronto .

Então, depois de ter acesso por meio da leitura destes livros, repletos de personagens, você fica sabendo detalhes que serão úteis no jogo que , certamente, ficará ainda mais emocionante. A sensação é a de se estar vivendo , de fato, a adrenalina do game. Acesse. Escolha um avatar e tenha uma boa diversão! Ou então leia e se divirta!

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Crônica – “A CABEÇA QUE PENSA” « Tecnocibernetico's Blog
    2. Crônica – Coincidências existem ou tudo é imaginação??? « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: