Cibercultura # 14

A Internet já faz parte da nossa rotina cada vez mais  influenciada pelos avanços tecnológicos . A partir desta constatação podemos sinalizar que não há como negar um fenômeno que está ocorrendo na web.  Sendo que este atende pelo nome, no plural mesmo, de redes sociais que, por sua vez,  são verdadeiros pontos de encontros virtuais.
 

Nestes ambientes , onde a virtualidade está presente, as pessoas podem interagir e se comunicar de várias formas como por meio da troca de videos, fotos ou simplesmente para colocar a conversa em dia e coisas simples como desejar feliz aniversário a alguém que estimamos ou apenas conhecemos do ciberespaço.

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia aberta da rede mundial de computadores, as redes sociais são as relações que ocorrem entre os indivíduos na comunicação que é feita por meio do computador. Para simplificar  podemos dizer  que as redes sociais são páginas que servem para facilitar a interação das pessoas que podem estar, teoricamente, em qualquer lugar do mundo. Mas desde que estejam conectados e navegando pela rede.
 

Mark Zuckerberg

O Brasil, após tentarmos explicar e definir esse meio de interação, é o país que mais usa as redes sociais no mundo. Podemos até fazer  uma brincadeira em cima desta informação. Assim , aproveitando nosso calendário folclórico esportivo  faremos  menção a Copa do Mundo. Inclusive já adicionei o Messi entre meus amigos. Nada contra los hermanos, mas porque sou a favor do futebol arte. Enfim, retiraremos a palavra  taça da melodia da marchinha e  colocaremos  o assunto deste artigo. Portanto, poderíamos cantarolar algo como “a rede social é nossa”.

 

Deixando a atividade lúdica de lado , podemos dizer que para  termos uma idéia, uma noção da realidade, a média do brasileiro, em tempo gasto com as redes sociais, está por volta de 6 horas diárias. Particularmente, acredito que esta informação seja de fato verdadeira. Outro dia, no último feriado mais especificamente, superei facilmente esta marca. Não foi nada difícil, pelo contrário. Você posta um video, só que antes assiste vários outros até se decidir qual deseja compartilhar com seus amigos.

Depois você  vê  a outros postados pelos amigos, digita alguns comentários se for do seu interesse e também pode  aceitar um pedido de amizade. Além de poder, a qualquer momento, solicitar outro pedido de alguém que ainda está fora do seu círculo de amizades virtuais. Então,  quando você olha para o relógio observa que se passaram algumas horas
Enfim, no frigir dos ovos, isso é resultado da cibercultura que nada mais é do que a nossa cultura de sempre que agora está acontecendo também no ciberespaço. Agora, não há mais como tapar o sol com uma peneira, toda a cultura se tornou- digital. É verdade que houve uma queda de anunciantes na mídia impressa. Talvez isto seja um reflexo direto de nosso processo de digitalização da comunicação. Todavia, parece que boa parte deles migrou para a web.

No entanto, a vida segue. Qual vai ser o próximo video que vou postar para meus amigos no Facebook?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: