“O DNA da Ficção Científica” por Carlos Pompeu

O Código Genético da Ficção Científica

O gênero literário conhecido como Ficção Científica surgiu no final do século XIX  com os romances de Jules Verne. https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/jules-verne-o-pai-da-ficcao-cientifica/ Também está correto afirmar que a obra de H.G. Wells também deve receber os créditos como sendo um de seus precursores. Este tipo de ficção só se tornou possível devido aos avanços tecnológicos, o início da ascensão da ciência moderna, termo que envolveria a astronomia e a física, que mudou definitivamente o modo de vida das pessoas e de todo o mundo.

 Entre tais avanços podemos citar a eletricidade, os meios de comunicação que estavam surgindo como o rádio e o cinema. Além do processo de industrialização da sociedade, o aparecimento dos automóveis e uma nova perspectiva econômica com o consumo de massa. Enfim, o amanhecer de um admirável mundo novo que se desenhava para a humanidade.

 O nome Ficção Científica surge do termo em inglês Science Fiction que é cunhado por Hugo Gernsback e significaria “cientificação”. Em 1926, Hugo fundou a revista “Amazing Stories” , voltada exclusivamente para este tipo de histórias peculiares.

No entanto, alguns setores literários não o consideravam como sendo Literatura. Prefiriam rotular como uma derivação de sensacionalismo. A partir de 1937 as coisas mudam um pouco com

Hugo Gernsback

 a presença de John W. Campbell, um editor exigente, que passa a trabalhar na revista “Astoudin Science Fiction” e os rumos se modificaram. Assim, a FC ganhou a classificação de ficção séria com a publicação de contos e novelas de Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e Robert A.Heinlen.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: