“Recarregando o Prometeu Moderno ” – “O DNA da Ficção Científica” por Carlos Pompeu

Recarregando o Prometeu Moderno

O termo Ficção Científica, também conhecido com SC as iniciais no idioma bretão ou a abreviatura Sci Fi ou em bom português pelas iniciais FC, às vezes. pode ser mal interpretado. O leitor em potencial pode ser induzido ao equívoco em relação à este gênero literário um pouco esquisito. Por isso, muitas vezes, a FC é tida como um produto de baixa qualidade e com prazo de validade vencido. No entanto, temos que entender, que a própria definição do que seria este inusitado gênero literário provoca pensamentos contraditórios.

O que, por sua vez, dificulta sua compreensão por parte do grande público. Isto ocorre porque o padrão é definir a obra literária como drama, policial, aventura ou sátira. A FC trata de histórias ficcionais que aceita elementos da literatura fantástica. Todavia extrapola a razão, rompe com o padrão, mas ao mesmo tempo, se apresenta plausível. Possui um caráter expressionista que a afasta do óbvio que é o padrão que impõe, com autoritarismo, o que seja o gênero literário.

Assim uma obra de Sci Fi pode conter, ao longo de sua narrativa, todos os gêneros, acima mencionados, e não ser definido como nenhum deles. Ou seja, exige que o leitor se desfaça de dogmas para embarcar rumo à uma jornada em um mundo desconhecido. Isto provoca, sem dúvida, um impacto em quem não gosta de pensar. Aquele cidadão que prefere marcar um X na resposta certa. Mas quem disse que essa é certa se já estava ali prontinha para ser marcada como sendo a questão correta? 
 

Anúncios

1 comentário

    Trackbacks

    1. “Leve me Ao Seu Líder” – ” O DNA da Ficção Científica” por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: