O Mundo Pós Humano de “Sociedade dos Ciborgues” de Carlos Pompeu

Hans Moravec

Hans Moravec é um dos autores que nos inspiraram para escrever “Sociedade dos Ciborgues” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/04/ . Em 1988, Moravec,  escreveu “Mind Children” que fala sobre um futuro com máquinas inteligentes. Detalhe, não é um livro de ficção científica, mas sobre a possibilidade real que isto se torne possível.

Já em nossa  novela de ficção científica, “Sociedade dos Ciborgues” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/04/sociedade-dos-ciborgues-o-mundo-pos-humano-de-carlos-pompeu/  , se é que podemos tratá-la assim, temos como realidade o mundo pós-humano. Esta temática já foi levantada em Cibercultura#5 https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/07/27/cibercultura5/, onde mencionamos o movimento pós humano e a informatização da sociedade.

Nick Bostrom

No texto citamos o filósofo Nick Bostrom https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/23/nick-bostrom-o-filosofo-de-oxford-que-defende-que-a-engenharia-genetica-pode-ampliar-os-limites-fisicos-e-mentais-do-ser-humano/ , cujo receio está relacionado com a inteligência artificial. Ou seja, máquinas inteligentes, pode ser perigosas. O mesmo tema também é tratado em Cibercultura #15 https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/11/04/cibercultura-15/  no texto já comentávamos que os transtropianos já idealizam a vida longe do corpo humano. Possivelmente em um hardware ou outro tipo de suporte.

Hans  Moravec, nasceu em 30 de novembro de 1948, em Kautzen, na Áustria. É Cientista Diretor do Instituto de Robótica da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Moravec  sempre acreditou em  máquinas capazes de raciocinar. Com apenas 10 anos já havia  construido seu primeiro robô. O mais incrível é saber o material utilizado. No caso, latas, baterias, luzes e um motor.

Este tema também, que envolve os transtropianos e o mundo pós humano também é citado em Cibercultura # 12 https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/09/30/cibercultura-12/ , onde citamos Francisco Rudiger, autor de “Cibercultura e Pós Humanismo” , um livro de ensaios que trata sobre este questionamento da vida além do humano.

Anúncios

4 Comentários

    Trackbacks

    1. CYBERPUNK – O Subgênero Literário da Ficção Científica (Sci- Fi) « Tecnocibernetico's Blog
    2. Cibercultura # 5 « Tecnocibernetico's Blog
    3. Crônica – “A Filosofia dos Ciborgues” por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog
    4. Crítica ao Movimento Pós-Humano por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: