DVD – Resenha “Ghost In The Shell” (“O Fantasma do Futuro”)

 

Esquadrão Shell: Tosuga, Kusanagi Motoko e Batou.

 A agente cibernética Kusunagi Motoko é líder do Serviço Secreto, formado pelo governo do setor 9, para combater toda ordem de crimes digitais. Motoko ainda conta com apoio do fiel escudeiro Batou, ciborgue, e de Tosuga, um jovem policial humano. Detalhe. A ação se passa no futuro, no ano de 2029, o mundo é comandado por gandes conglomerados econômicos aliadas a mais alta tecnologia, mas ainda existem nações e etnias, o que gera conflitos internacionais.

Neste contexto está inserida a equipe, Esquadrão Shell, de Kusunagi Motoko que está na cola de um criminoso expert em computadores. Este, por sua vez, é conhecido como “Mestre dos Fantoches”. No entanto, os ciborgues descobrem que o super hacker tinha sido criado como um vírus por agentes do próprio governo.

Esssa é a senha para que o Ministério das Relações Exteriores se volta com seu poder bélico, com atiradores em helicópteros, contra o Esquadrão Shell do ciborgue canastrão Batou e da Major Motoko.

“Ghost In The Shell”, no Brasil “O Fantasma do Futuro”, DVD Flash star Home Video, dirigido Mamoru Oshi, foi lançado em 1995. Foi criado originalmente  por Masamune Shirow, um ilustrador mundialmente famoso,  como um mangá , que é a denominação para histórias em quadrinhos (HQ) no Japão. Já o desenho animado é conhecido como Anime. A trama também pode ser classificada, esteticamente, como sendo cyberpunk  https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/cyberpunk-o-subgenero-literario-da-ficcao-cientifica-sci-fi/

Os irmãos Wachowski, Lana e Andy, diretores, escitores e produtores de “Matrix”,  ficaram tão impressionados com o anime “Ghost In The Shell” que mostraram para o produtor Joel Silver, produtor da série “Máquina Mortífera” com Mel Gibson, a película como referência para o filme que  planejavam fazer.

 Além do livro “Neuromancer” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/resenha-livro-neuromancer-classico-da-literatura-cyberpunk/ ,de Willian Gibson, o anime japonês também foi uma das fontes. Por exemplo a personagem Trinity é uma réplica da Major Motoko https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/07/20/cibercultura-1-o-reinicio-da-serie-sobre-cultura-no-mundo-digital/

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