Revendo DVD – “O Falcão Maltês” de John Houston

Humphrey Bogart e o "Falcão Maltês", a relíquia macabra

“Falcão Maltês” é um dos maiores clássicos da era preto e branco do cinema. Também é considerado o marco inicial do filme noir. Foi realizado em 1941, no Brasil foi chamado de “Relíquia Macabra”. O filme, inspirado no romace policial de Dashiel Hammett, foi o primeiro dirigido pelo até então roteirista John Houston. O filme é protagonizado por Humphrey Bogart que encarna Sam Spade, uma grande referência para outros investigadores como Philip Marlowe, de Raymond Chandler, e o J.J. Gittes, de “Chinatown” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/24/revendo-dvd-chinatown-de-roman-polanski-com-jack-nicholson-faye-dunaway-e-john-houston/  , interpretado por Jack Nicholson.

O filme noir é caracterizado pelos filmes, dos anos 1940 e 1950, que tinham uma estética sombria e escura. Voltado para o mundo do crime, onde tanto “mocinhos” quanto “bandidos” eram cínicos, desiludidos e solitários. A trama começa com uma mulher misteriosa que contrata os serviços de Sam Spade. Mas nada é o que aparenta ser. A bela mulher estava mentindo. Então surge a relíquia macabra, o falcão maltês, que desperta a cobiça de muitos e o motivo de alguns assissanatos que ocorrem.

Anúncios

2 Comentários

    Trackbacks

    1. Revendo DVD – “CHINATOWN” de Roman Polanski, com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Houston « Tecnocibernetico's Blog
    2. Resenha Livro – “Morte na Alta Sociedade” de George Simenon « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: