MATRIX versus STAR WARS por Carlos Pompeu

MATRIX versus STAR WARS

MATRIX foi um filme que causou comoção. Talvez, por causa disso, foi necessário fazer a sequência. Aliás, um outro filme dividido em dois https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/07/20/cibercultura-1-o-reinicio-da-serie-sobre-cultura-no-mundo-digital/ . Sendo que esta(s) sequência(s) deixa a desejar em relação ao que foi proposto no primeiro filme, o verdadeiro clássico.

Como expectador acabei sendo iludido, deixe-me levar pela “samsara”, e chegamos a comparar sua importância, enquanto trilogia, no âmbito da cultura pop, com STAR WARS, de George Lucas. Entretanto, como saga ( MATRIX), não está no páreo. Talvez nosso equívoco, em querer colocar MATRIX no mesmo panteão de GURRA NAS ESTRELAS, tenha sido provocado pela ação do marketing.

Mestre Yoda

George Lucas construiu seu universo fictício seguindo a orientação de Joseph Campbell. Aliás, o especialista em mitologia, desempenhou para Lucas a função do Mestre Yoda em relação ao jovem Luke Skywalker em sua missão de se tornar um verdadeiro Cavaleiro de Jedi.

Joseph Campbell

Isto porque, Joseph Campbell, com seu livro “O Poder do Mito”, devorado por George Lucas, foi literalmente como o ‘caminho das pedras’ para se estruturar o enredo de STAR WARS. Por isso, a trilogia funcionou, faturou, e teve seus desdobramentos.

Irmãos Wachowski

Já os irmãos Wachowski também elaboraram uma grande obra, possivelmente sua magnus opus, da cultura pop, recheando o primeiro filme com várias referências simbólicas https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/29/o-simbolismo-de-matrix-por-carlos-pompeu/ .

Já a(s) sequência(s) Reloaded/ Revolutions são apenas , em comparação com o original, são uma colcha de retalhos unindo cenas de ação com efeitos especiais, espetaculares por sinal, com uma trama que deveria ter por obrigação dar um sentido, uma certa coerência, que não houve, com o  enredo inicial que não tinha compromisso com as continuações. Aliás, faturou bem. Mais uma vez o marketing funcionou.

Anúncios

1 comentário

  1. Republicou isso em Tecnocibernetico's Blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: