A Origem da Ficção Científica no Brasil – por Carlos Pompeu

 

 A Origem da Ficção Científica no Brasil

 por Carlos Pompeu

Machado de Assis

A Ficção Científica feita no Brasil remonta à um dos mais ilustres nomes da Literatura em Língua Portuguesa de todos os tempos. Leia-se Machado de Assis. A sonoridade do próprio nome dispensa apresentações. Ainda no século XIX já havia publicado contos como “O Alienista”, “O Imortal” e “Rui de Leão” que traziam em seu conteúdo elementos deste gênero literário que por muitos foi considerado como um subproduto descartável.  

Pedro II

No entanto, o grande mestre, influenciado pelo conto gótico escreveu as primeiras linhas deste universo temático. Cabe ressaltar, no entanto, que entre 1868 e 1872, Joaquim Felício dos Santos publicou como um folhetim, no estilo que Alexandre Dumas fez com “O Conde de Monte Cristo”, que fazia parte do jornal “O Jequitinhonha” com o título de “Páginas da História doi Brasil, Escritas no Ano 2000”. Na verdade, o ator colocava Dom Pedro II em um futuro, no ano acima citado, onde o monarca assistia ao fim do seu império. Mas esta trama era escancaradamente uma sátira política. 

Em 1875, influenciado pelos franceses Verne e Camille Flamarion, Augusto Emílio Zaluar publica ” Doutor Benignus”. Já no início do século XX, em 1908, o maranhense Coelho Neto publicava “A Esfinge”onde contava a história de um homem que havia recebido por meio de um transplante a cabeça de uma mulher. Provavelmente influenciado pelo “Frankstein” ou o ” Prometeu Moderno” de Mary Shelley.  

Monteiro Lobato

Outros autores como Monteiro Lobato por este segmento literário uma tanto marginalizado por parte de público e crítica. Inclusive sua obra maior, ou aquela que mais se destacou dentre sua vasta produção, refiro-me ao “Sítio do Pica Pau Amarelo” utiliza, aliás usa e abusa,literalmente, de vários elementos característicos da Ficção Científica. Enfim, outros escritores que se destacaram na primeira metade do século e também trilharam , timidamente, pelo “subgênero” foram Érico Veríssimo, Orígenes Lessa e Menotti del Picchia.  

 

Anúncios

3 Comentários

  1. Republicou isso em Tecnocibernetico's Blog.

Trackbacks

  1. Próximo post « Tecnocibernetico's Blog
  2. Tecnocibernetico's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: