A Origem do Computador por Carlos Pompeu

 

A Origem do Computador

por Carlos Pompeu

 

Vivemos em um tempo onde já é possível a discussão sobre a fusão do homem com a máquina. Mas onde foi que tudo começou? Antes do computador já existia há 5000 anos, um dispositivo mecânico que servia para registros para facilitar as relações de comércio: somar e subtrair. No caso, estamos falando do ábaco.

 

Na Renascença, na idade média, surgiu uma nova ideia , de Leonardo da Vinci, sobre adição mecânica. No século seguinte, Blaise Pascal, filósofo e matemático francês, inventou e construiu a primeira adição mecânica que foi chamada de Pascalina.

Apesar da inovação, a Pascalina, foi um fracasso financeiro. Então, já no século XIX, tivemos Charles Babbage que pode ser considerado como o visionário que possibilitou o que viria a ser o computador. Babbage criou uma espécie de “motor analítico” que podia somar, subtrair, multiplicar e dividir.

 

Charles Babbage

No entanto, Charles Babbage, viveu em uma época onde não havia a tecnologia suficiente para colocar isto em prática. Em todo caso, Babbage, atendeu uma sugestão de Lady Augusta Ada Lovelace que sugeriu à Babbage utilizar o conceito de cartão perfurado, o tear, do francês Joseph Marie Jackard em sua máquina analítica. Por isso, Lady Lovelace, é considerada a primeira programadora de computadores do mundo.

 

Lady Lovelace

Em 1890, o estatístico Herman Hollerit utilizou essa experiência de cartões perfurados para realizar um censo. Assim teve início o tratamento automatizado dos dados. Hollerit fundou a Tabulating Machine Company, a primeira empresa do ramo.

 Mas foi o matemático e físico da Universidade de Iowa, John Vincent Atanasoff, que desenvolveu, em 1937, o primeiro computador eletrônico digital https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/05/04/o-primeiro-computador-por-carlos-pompeu/ .

Anúncios

2 Comentários

  1. Nid

    Adorei o testo
    esse blog é dos bons

  2. Nid

    Adorei o testo
    esse blog é dos bons.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: