Michio Kaku , o Físico Mais Pop do Mundo por Carlos Pompeu

    

 Michio Kaku , o Físico Mais Pop do Mundo por Carlos Pompeu 

                                               

 A certeza é uma mera ilusão. Pode ser que seja ou não. O certo é que Michio Kaku é o físico mais pop do mundo. Outra constatação dessa natureza é que a termodinâmica e a cosmologia sinalizam para o fim de todas as formas de vida. Michio Kaku confirma que existe uma lei da evolução que no caso de mudanças radicais no meio ambiente teremos três opções: adaptar, morrer ou fugir. 

 

A primeira hipótese é impossível. Afinal, a tendência, segundo seus dados, aponta para o congelamento da Terra. A segunda(morrer), por motivos óbvios, está descartada. Então, só resta a última alternativa que é fugir. Isso me lembra outro slogan: o último apague a luz. Mas, cabe questionar, se deixarmos o universo iríamos para onde?

Albert

Entretanto, existe um pequeno detalhe. Não existe  nenhuma lei da Física que impeça o planejamento de uma viagem para um possível universo paralelo. Aliás, a teoria da relatividade de Einstein sinaliza portais que interligam esses universos paralelos.

 Ou seja, isso nos leva a crer em multiversos. Físicos da Universidade do Colorado, em Denver, Estados Unidos, já buscam uma nova dimensão nos desvios minúsculos da lei da gravidade de Newton. Enfim, esses portais são conhecidos como pontes Einstein-Rosen. Ou, mais popularmente, como buracos de minhoca.

 

Buraco de Minhoca ou A Ponte Einstein-Rosen

No entanto, a teoria quântica não avaliza nada neste sentido. Sendo que esta teoria faz oposição a relatividade de Einstein. Segundo Michio Kaku, a teoria quântica rege o mundo do muito pequeno, o reino do subatômico dos elétrons e quarks; já a teoria da relatividade rege o mundo do muito grande, dos buracos negros e dos universos em expansão. 

O Gráfico do Fim do Universo 

Talvez, segundo Michio Kaku,o grande desafio para os físicos no futuro seja unificar essas duas em uma, coerente, teoria de todas as forças. Pura especulação por enquanto. Sendo que sequer dominamos a teoria quântica e quando tivermos noção, sem dúvida, teremos um grande avanço tecnológico que deixará, de modo figurado, a ficção científica em termos especulatórios no chinelo. . Ou seja, a mente de Michio Kaku está lá na frente.

Anúncios

1 comentário

    Trackbacks

    1. Michio Kaku e a Segunda Lei da Termodinâmica – por Carlos Pompeu « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: