Resenha Livro – PARIS É UMA FESTA de Ernest Hemingway

Resenha do Livro PARIS É UMA FESTA de ERNEST HEMINGWAY

escrito por Carlos Pompeu

Ernst Hemingway https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/06/06/ernest-hemingway/  não chegou a ver PARIS É UMA FESTA nas livrarias. O livro foi publicado no país  pela editora Bertrand Brasil. O autor começou a escrevê-lo em 1957 e terminou na primavera de 1960 em Cuba.

Dessa vez, não trata de mais uma ficção, mas uma coletânea de relatos, poderíamos chamá-los de crônica? A ação se passa em Paris entre 1921 e 1926 e tem , sem dúvida alguma, um caráter autobiográfico.

Hemingway na Shakespeare and Company

Na época, Tatie ou Hem, como era chamado pelos mais próximos, ainda era um jovem que buscava em Paris um ambiente favorável aos intelectuais e artistas. Não haveria lugar melhor no mundo para se estar. Acompanhado por sua esposa, Hadley, o escritor ainda trabalhava como correspondente estrangeiro do Toronto Star. Já escrevia ,mas seus contos não costumavam ser publicados. Também se via elaborando seu primeiro romance O SOL TAMBÉM SE LEVANTA.

O Hemingway de PARIS É UMA FESTA segundo o que está relatado na contra capa do livro é diferente do escritor que ganhou um Prêmio Nobel de Literatura. Neste livro, o autor conta suas lembranças sobre a cidade luz nos anos 20.

E o convívio com os escritores da Geração Perdida, norte americanos expatriados em Paris, como F.Scott Fitzgerald, autor de O GRANDE GATSBY, talvez o que lhe foi mais próximo, chegando a ser seu confidente.

Zelda e Scotty

Scott, considerado um dos maiores escritores norte americanos do seu tempo, vivia com sua filhinha e sua esposa Zelda Sayre, em Paris com os frutos de sua bem sucedida carreira literária com obras como CONTOS DA ERA DO JAZZ;  e seu primeiro romance, ESTE LADO DO PARAÍSO, publicado em 1920, que lhe trouxe grande popularidade. Em seguida, Fitzgerald publicou OS BELOS E MALDITOS. Foi durante esta estada em Paris que escreveu O GRANDE GATSBY, um romance clássico da literatura americana.

No fim de sua vida, Scott Fitzgerald, teve problemas com o álcool. Isso é público e notório. Interessante é que Hemingway, distanciado
pelo tempo, nas páginas de PARIS É UMA FESTA, mostra a evolução etílica do amigo.

Segundo Hem, Scott bebia pouco, mas com seus conflitos com Zelda, ela tinha ciúmes do seu trabalho, o que o levava a beber desregradamente, sua esposa foi internada em um hospício em 1930, e a dificuldade de escrever, sofria de bloqueio criativo quando se deixava levar pela bebida .

Assim, o seu convívio, com Fitzgerald, revela a insegurança e amargura, além do seu perfil trágico.

Paris é uma Festa

Tatie, como já citamos, era um de seus apelidos, estava se  iniciando no mundo das palavras e não havia melhor lugar no mundo, nos anos 20,  do que estar em Paris. O ambiente era cativante para um jovem de 22 anos. Além disso, aquela estada lhe possibilitou ler , pela primeira vez, autores como Tolstói, Dostoievski e Stendhal.

Também conviveu com grandes vultos literários da época como a escritora feminista Gertrude Stein, o escritor irlandês James Joyce, que recentemente escrevera ULISSES, publicado pela primeira vez pela Shakespeare & Company, de Sylvia Beach, a livraria, que também era um café, uma espécie de ponto de  encontro dos escritores e ficava na rue de l´Ódéon, nº12 .

 

O generoso poeta Ezra Pound

Outro habitué da livraria era o poeta modernista americano, Ezra Pound, compromissado com a renovação da linguagem poética. O poeta era bem quisto por seus pares. Tanto que James Joyce, um dos mais relevantes nomes literários do século XX, sempre o consultava e seu nome, Ezra Pound, aparece nos agradecimentos de  ULISSES.

Hemingway posando para a posteridade

Enfim esta vivência trouxe ao jovem escritor Hem uma nova dimensão do humano e uma maior sensibilidade para alcançar sua meta que era se tornar um grande escritor e viver em absoluta fidelidade consigo próprio. É como se fechasse um ciclo com chave de ouro.

Anúncios

2 Comentários

  1. Paris é uma Festa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: