Revendo DVD- STAR WARS / GUERRA NAS ESTRELAS

STAR WARS / GUERRA NAS ESTRELAS

 Guerra das Estrelas / STAR WARS foi lançado em 1977, no dia 25 de maio, e a partir de então tornou-se um ícone da cultura popular. Possivelmente é a maior obra de ficção científica das telas de cinema. Superando, inclusive, outro clássico, de Kubrick, “2001 – Um Odisséia no Espaço”. Duas décadas depois, George Lucas, levou uma nova trilogia que explicava as origens 0para este intrincado conflito nas estrelas.

George Lucas e Mestre Yoda

Por isso, o primeiro filme da série, acabou virando o episódio IV – Uma Nova Esperança. Cabe lembrar, voltando a trama de uma Odisséia no Espaço, que Hal 9000, o computador inteligente , que se rebela contra os humanos, sem dúvida, se revelou um grande vilão, mas apenas abriu caminho para o carisma do lado negro da força, representado pelo lord Darth Vader.

Um dos mais queridos vilões da história do cinema. O filme escrito e dirigido por George Lucas é um marco da ficção científica. Para conceber seu universo fictício, Lucas, buscou referências no “Poder do Mito” de Joseph Campbell, o estudioso dos mitos começou sua pesquisa a partir de uma análise da psicologia de Jung, principalmente sobre arquétipos.

A literatura de Tolkien, de “O Senhor dos Anéis” também influenciou o autor, que se deixou envolver pelo mundo mágico dos hobbits. Inclusive, existem comparações de Darth Vader com Sauron., Frodo com Luke Skywalker e por aí vai.

A Estrela da Morte

 Assim, com essa referência lúdica, Lucas, criou um mundo nas estrelas. Onde diversas criaturas alienígenas são personagens de uma trama que envolve o domínio do espaço. Nesse mundo, quem se destaca é a “Força”, uma espécie de energia, que está em toda parte, e que pode ser utilizada, como era pelos cavaleiros Jedis.

De acordo com a mitologia de George Lucas, a Força, é o “campo de energia criado por todas os seres vivos, que nos cerca, nos permeia e mantém a galáxia unida”. Mas o cenário é de guerra, em uma galáxia muito, mas muito distante mesmo, onde temos de um lado o Império Galático, de lord Vader, e de outra os rebeldes e a Princesa Léia, representantes da velha república.

O filme começa, com outros tipos carismáticos, os robôs-dróides, CP3O e R2-D2, que são mensageiros de um holograma pedindo socorro à um antigo cavaleiro de Jedi, agora conhecido como bem Kenobi. Os robôs conseguem fugir, enquanto a Princesa Léia é feita prisioneira na Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial de onde Império comando tudo e todos.

Luke, Princesa Léia e Hans Solo

  Eles vão parar em Tatooine, planeta onde vive o pacato jovem Luke Skywalker, que vive com seus tios adotivos. Então, juntamente com os andróides o nosso herói vai em busca do ermitão, Ben Kenobi, que , para sua surpresa, informa ter conhecido seu pai. Aliás, esse detalhe, seria revelado na sequência em O IMPÉRIO CONTRA ATACA, tido por alguns como o melhor filme da série.

 Luke, a princípio, recusa o chamado da aventura. Afinal, tem compromissos com a colheita do tio fazendeiro.Mas ao voltar para sua casa e ver que seus entes queridos foram mortos pelo Império decide se juntar ao velho Jedi.

Para atenderem o pedido de socorro da Princesa, Luke e Ben, contratam, em meio à um antro de escoria e vilania, texto da versão dublada, Hans Solo, o piloto da Millenium Falcon e seu co-piloto, outra fera carismática, Chewbacca. Com este time inusitado eles invadem a Estrela da Morte para resgatar a princesa.

No entanto, Darth Vader busca vingar do seu velho mestre Jedi, Obi Wan Kenobi, o antigo nome de Ben, do tempo em que os cavaleiros eram os guardiões das galáxias. O Mestre Kenobi com seu sabre de luz encara o malvadão. A cena da luta , com sabres de luz, entre Vader e o velho Obi Wan é antológica. Assim, como toda a película.

O filme ainda se destaca pela atuação do ator inglês Peter Cushing, como o comandante de Darth Vader na Estrela da Morte, que se destacou como o Van Helsing, o caçador de vampiros da Hammer, e por ter interpretado Sherlock Holmes. Além de Sir Alec Guiness, de DR. JIVAGO, A PONTE DO RIO KWAI e LAWRENCE DA ARÁBIA. O trio principal teve , até então, os desconhecidos atores Mark Hamil, Carrie Fisher e Harrison Ford, que mais tarde seria o mais conhecido, por se tornar um ícone na década de 1980, após BLADE RUNNER e OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA.

Então, revendo o filme, reconsiderei meu pensamento, no qual comparava com outra película, MATRIX, e sem dúvida, STAR WARS supera a saga dos Irmãos Wachowvski. Outra comparação, mencionada acima, é com a trilogia “O SENHOR DOS ANÉIS” de J.R.R. Tolkien, que na forma de livro, deve ter povoado o imaginário de Lucas durante sua infância. Mas a mágica está com a Força. O poder do carisma falou mais alto em meu coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: