A Verdadeira História do HOTMAIL, O Primeiro Serviço Gratuito de E-MAIL do Mundo

A  Verdadeira História do HOTMAIL

 O Primeiro Serviço Gratuito de E-MAIL do Mundo por Carlos Pompeu

Sabeer Bathia é um indiano que aos 19 anos mudou-se para os Estados Unidos. Havia recebido uma bolsa de estudos da CALTECH ( Instituto de Tecnologia da Califórnia) www.caltech.edu/ , uma universidade privada,em Pasadena, reconhecida internacionalmente nas áreas de Ciências Naturais e Engenharia.

Sabeer Bathia

Bathia pretendia terminar seus estudos e regressar para sua casa na Índia. Mas, antes, resolveu fazer uma pós graduação, em Stanford
www.stanford.edu/ ,uma das mais importantes universidades americanas, situada em Palo Alto, no Vale do Silício, na Califórnia.

Logo, Sabeer, com seu currículo embaixo do braço, descolou um emprego de engenheiro de hardware na Apple www.apple.com/br/. Na firma de Steve Jobs fez amizade com Jack Smith, que viria a ser “o arquiteto da tecnologia do empreendimento a ser criado”, enquanto Bhatia viria a ser o administrador da empresa.

A vontade de montar um negócio próprio, reflexo das palestras em Stanford, era uma das metas do indiano. Transformar uma boa ideia em uma empresa. Esse era o caminho. Depois, era só vender o empreendimento por alguns milhões de dólares.

Foi assim que surgiu o HOTMAIL, um serviço de e-mail gratuito que pode ser visto em qualquer parte do mundo. Isso foi no final de 1995. O nome, de acordo com Sabeer, tinha que ter MAIL (correio). Daí, após matutar muito, decidiu criar um nome em cima da sigla HTML, de linguagem de marcação de hipertexto, então, surgiu o HOTMAIL.

Mas ainda faltava um pequeno detalhe que poderia colocar tudo água abaixo. Um investimento de 300 mil dólares para fazeraquela boa ideia funcionar. A novidade da dupla Sabeer Bathia e Jack Smith era muito inovadora e , por isso, muito arriscada. Uma verdadeira batata quente.

Até que Steve Jurveston, da DRAPER FISHER JURVESTON topou a parada e ficou com15% de participação na empreitada. O investidor Doug Carliske também apostou no negócio, da primeira empresa de e-mail grátis do mundo,foi lançado em 4de julho de 1996.

Então, quando o serviço atingiu 6 milhões de usuários, a MICROSOFT http:/www.microsoft.com.br/ começou a fazer propostas que foram rechaçadas por Bathia. Aí o próprio Bil Gates entrou no circuito e fecharam um acordo, em ações da MICROSOFT, em torno de uma quantia de 400 milhões de dólares.

Atualmente, o serviço é conhecido (oficialmente) como Windows Live Hotmail e segundo dados da Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal , do ano de 2008, o serviço de correio eletrônico gratuito já conta com mais de 200 mulhões de usuários em todo mundo.

Anúncios

1 comentário

  1. Pq o msn nao pode entra qui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: