BLUE BUTTERFLY – Conspiração e Música Eletrônica

BLUE BUTTERFLY http://www.myspace.com/bluebutterflyband  é o nome mais representativo da cena synthpop de Brasília. Não é à tóa que a banda é cultuada pela tribo dos góticos. A melodia emoluda pelos sintetizadores, a batida sincopada e vocais guturais, como podemos sentir em “Poison Planet” ou “Agony”, cantando sobre conspirações alienígenas e outros mistérios.

 O visual do BLUE BUTTERFLY, seja o designer do site ou seu figurino nos remete, o nosso imaginário, ao termo cyberpunk. Inclusive, tem o aspecto literário https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/cyberpunk-o-subgenero-literario-da-ficcao-cientifica-sci-fi/ , onde se destaca NEUROMANCER https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/resenha-livro-neuromancer-classico-da-literatura-cyberpunk/ , de Willian Gibson; e de outro lado temos o som. Um exemplo é a banda norueguesa COMBICHRIST https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/10/22/combichrist/ , de Andy La Plegua, que representa bem o estilo.

BLUE BUTTERFLY foi formada em 2007 por duas figuras apaixonadas em música eletrônica e pop. João Paulo, o JP (Jotapê) e Marcus Venícius, o Marquinho, que demostraram esse amor ao serem sócios do Landscape Pub, templo da cena alternativa em Brasília. Em 2010 entra na banda, Israel, o engenheiro de som e também fazendo programação. O som da banda apresenta características do synthpop, eletronic body music (EBM) e futurepop.

Jotapê contou ,com exclusividade para o TECNOCIBERNETICO que poderiam ser classificados com cospirancy dance, devido ao teor das letras que abordam a temática conspiratória. Marquinho, autor das letras, é mais do que um fã de “Arquivo X”, Jotapê comenta que ele pega pesado no discurso conspiratório,  utilizando-se, com bastante desenvoltura, do lirismo, do carisma e da boa voz que se unem  para cantar temas que agradariam os apreciadores de ZEITGEIST http://www.youtube.com/watch?v=rdIeqGKfUD8, o polêmico filme.

Você também pode conferir o videoclipe de “Poison Planet” http://www.vimeo.com/24273122 com o BLUE BUTTERFLY em ação. O trio surge no video, mas passa a sensação do som que está acontecendo aovivo. A banda tem uma boa pegada. Uma música eletrônica vigorosa, flertando com uma sonoridade mais sombria,mas sem perder o potencial dançante que pode ser sentido em todas as músicas. detalhe, a banda investe no repertório autoral. E acerta a mão. Isso contribui com a presença de palco que é descontraída.

 Existe, também, uma outra versão de “Poison Planet” http://www.youtube.com/watch?v=yFq0fdGTDqU  com destaque para George W.Bush, uma determinada cena onde ele faz aquele sinal com o dedo do meio, típico de um punk,sendo que essa expressão seria o mesmo que dizer irresponsável.  e reforçando o contundente discurso, além das implicações do 11 de setembro.

Aliás, um prato cheio para os apreciadores de teorias conspiratórias. Inclusive, podemos adiantar, tratar de  um assunto que merece um novo post. Enfim, enquanto isso, conspire e dance.

Anúncios

1 comentário

    Trackbacks

    1. VITRINE, da nova geração do Rock de Brasília, lança CD Espelhos no Cult 22 Rock Bar « Tecnocibernetico's Blog

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: