Coincidências entre “13ºAndar” e “Matrix”

Revi, mais uma vez, tenho o DVD, só que dessa vez na TV aberta,na Band, o filme “13ºAndar”  ttp://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/05/02/resenha-dvd-13%C2%BA-andar/. A produção é assinada por Roland Emerich e direção de Joseph Rusnak. A premissa é a mesma de ‘Matrix” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/05/09/revendo-dvd-matrix-o-filme-por-carlos-pompeu/ . Ou seja, um mundo simulado por computador. 

 As duas películas foram produzidas no mesmo ano. Arrisco a dizer que o estrondoso sucesso dos irmãos Wachovski foi devido ao estilo cyberpunk https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/cyberpunk-o-subgenero-literario-da-ficcao-cientifica-sci-fi/ , estilo não utilizado em 13ºAndar. Pode ser que a inspiração de ambos os filmes venha a ser “Simulacron 3” de Daniel Galouye https://tecnocibernetico.wordpress.com/2010/07/21/cibercultura-2/ , aliás o filme de Joseph Rusnak é a versão da mesma obra.

Philip K Dick

 A trama também poderia se passar como sendo de Philip K. Dick. Reza a lenda que a ideia inicial, dos irmãos Wachovski, seria uma obra do autor, mas devido a questão dos direitos autorais, prefiriram apostar em uma trama própria cheia de referências culturais, outro detalhe que não chegou a ser utilizado em “13º Andar”. Acrescento, informação que descobri recentemente, que em 1977 Philip K.Dick  concedeu uma polêmica entrevista , por ocasião de uma convenção de ficção científica em Metz, na França. Na ocasião, o autor, declarou que viveríamos em uma simulação de computador.

Por causa disso, muitos o considraram lelé da cuca. Creio que esse episódio, após ter acesso a tal informação, tenha sido utilizada em algum momento no processo de criação de “Matrix”. Consta, que os irmãos tinham em mente “Ghost In The Shel” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/23/dvd-resenha-ghost-in-the-shell-o-fantasma-do-futuro/ , um anime japonês, e que o apresentavam a possíveis investidores dizendo que o filme deles seria como o desenho , só que com atores em carne e osso.

Outra provável influência de ‘Matrix” teria sido o livro “Neuromancer” https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/03/31/resenha-livro-neuromancer-classico-da-literatura-cyberpunk/ , de Willian Gibson, um dos pais da estética cyberpunk. Mas voltando ao “13ºAndar”, um ótimo filme de ficção, aliás, e tirando fora comentários sobre a semelhança entre ambas as películas, o expectador não faria o link. Afinal, são histórias distintas que tratam de um mundo criado por computador. 

Anúncios

1 comentário

  1. Ótimo Post
    uma obra liga a outra…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: