Mestre Guaraná recebe Placa de Ação Afirmativa

 

Mestre Guaraná em uma escola municipal

Parte das comemorações do mês da Consciência Negra, a homenagem é concedida pela Assessoria Especial de Políticas da Igualdade Racial (Asppir) e Conselho Municipal Promoção da Igualdade Racial (Compir)

Carlos Alberto Martins, o Mestre Guaraná, é um dos homenageados pela Assessoria Especial de Políticas da Igualdade Racial (Asppir) e Conselho Municipal Promoção da Igualdade Racial (Compir), ambos ligados à Prefeitura de Goiânia, com a “Placa de Ação Afirmativa”. 

 Parte das comemorações do mês da Consciência Negra, a cerimônia de entrega da  Placa acontece amanhã (quinta-feira, 24/11), às 19h, na Galeria Ouro, e contará com a presença do ator Antônio Pompêo e da atriz Maria Ceiça, que entregarão as homenagens

Mestre Guaraná

Iniciado na Capoeira por Mestre Zumbi (in memorian), do Grupo Cordão de Ouro, em 1985, recebeu o nome de Guaraná. Em 1987, viaja pela primeira vez a Bahia, com mais três capoeiristas goianos do Grupo Cordão de Ouro, e conhece a tradicional Capoeira Angola.

 

Hospedado no Forte Santo Antônio, então ocupado por capoeiristas como Mestre João Pequeno de Pastinha e Mestre Moraes, bem como por artistas negros como Jorge Vatusi, Cafuné e o Grupo Ilê Ayê, Guaraná vivencia a cultura negra nas rodas de Capoeira e nas ruas de Salvador e sente que a Capoeira Angola é o seu verdadeiro caminho.

 

Desde então, com o objetivo de se aprofundar na prática e na filosofia da Escola de Mestre Pastinha, iniciou sua trajetória de viagens à Bahia, participações em eventos de Capoeira Angola, em oficinas com os velhos Mestres, vivências coletivas, leituras e todas as formas possíveis de aprofundamento.

 

Em 1995, estabelece uma relação mais próxima com Mestre Curió, Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió – ECAIG. Em 1998, com o apoio de seus primeiros alunos, funda o Grupo Calunga de Capoeira Angola em Goiânia.  Atualmente, Mestre Guaraná é estudante do curso de Pedagogia da PUC – Goiás.

Conheça mais sobre o trabalho do Grupo Calunga:  http://grupocalunga.blogspot.com/

 Serviço: Mestre Guaraná recebe Placa de Ação Afirmativa

Data: 24/11/2011 (quinta-feira)

Horas: 19 horas 

Local: Rua 03, esq. com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro – Cine Goiânia Ouro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: