DAS CORES AO SÉCULO XXI – Uma História do Movimento Pós Punk Em Goiânia – Lançamento do Livro

download (9)

O Lançamento do livro DAS CORES AO SÉCULO XXI – Uma História do Movimento Pós Punk Em Goiânia, aconteceu na quinta- feira, 24 de junho de 2015, na Vila Cultural Cora Coralina, a poetisa e contista da Casa velha da ponte. Jadson Jr. faz em sua obra um relato, tendo como linha condutora três bandas que se destacaram nos anos 1980, Quarto Mundo, Décimo Sétimo Sexo e Restos da Cultura Proibida.

restos-da-cultura-proibida

Interessante, que ao contrário do mundo, o movimento pós punk, o nome sugere que viria depois do punk, mas em Goiânia foi diferente, como quase tudo,primeiro veio o “depois” e só então surge o punk rock , com HC-137, em 1988, e definitivamente em 1994, com o surgimento do Goiânia Noise Festival, da Monstro Discos. Isso elevou o nome da cidade no patamar da cena independente do Rock. Alguns dos produtores, que investiam em uma estética que tinha audio punk, letras em inglês e flertava com a linguagem das HQ´s(Histórias em Quadrinhos).

livro_Jadson_interno_1

DAS CORES AO SÉCULO XXI – Uma História do Movimento Pós Punk Em Goiânia, o livro, é um registro histórico que resgata, para quem procurar saber, sobre a cena Rock, em Goiânia, nos anos 1980. O autor, que escreve muito bem, tem um texto leve, que nos facilita a leitura, seus relatos nos remetem aos textos dos Andrés, Barcinski e Forastieri, que escreviam, naquela década, acima mencionada, sobre o gênero na Revista Bizz.

quartomundo1985-1987

Jadson, ex-vocalista do Quarto Mundo, conhece muito bem o ofício de escritor, os internautas conhecem muito bem seu trabalho a frente do seu blog, o Jurassik Dark, inclusive, o mesmo, me auxiliou bastante, no início do meu blog Tecnocibernético.

Confraria dos Blogueiros

Confraria dos Blogueiros

Confesso, que por ser amigo e admirador de Jadson, que nas baladas noturnas também ataca de DJ, fazendo a pista bombar; estava muito contente com o lançamento do seu tão aguardado livro. O autor havia me convidado para escrever a orelha do livro e foi, sinceramente, recompensador poder colaborar com este lindo trabalho, que teve a frente a orientação do artista plástico, Marcelo Solá.

Marcelo Solá

Marcelo Solá

As primeiras linhas fazem um retrospecto, dos anos anteriores, na cena local, remontando aos nomes de bandas como a Língua Solta, criada em 1969, com o nome de Banda Capeta, sempre com Almir Alexandre comandando o seu direcionamento e Fox Trot, já nos anos 1970. Cita também o Metal Letal, já em 1981, que trilhava os caminhos do Heavy Metal.

Tânia Canedo e seu esposo Jadson

Tânia Canedo e seu esposo Jadson

Sem dúvida, aquela noite, de quinta-feira, 24 de junho, era palco de uma grande festa. A nata da vanguarda artística de Goiânia estava presente prestigiando o autor. João Punk, Meire e Aurélio, do Lobinho e os 3 Porcão; Fabiano Lin e Leslie Carvalho, da Casa Bizantina, Ronaldo Gordolino, da entourage do Metal Letal, a jornalista Janaína Gomes, Lorena Dallara, o jornalista Carlos Alexandre, a arquiteta Ana Maria Diniz, A marchand Eliane Mocó, Maurício Mota, Alexandre Perini,Lúcio Malagoni e Wagner Calil, do Décimo Sétimo Sexo.

João Lucas, vocalista da Johnny Suxx

João Lucas,da Fósforo e vocalista da Johnny Suxx

Também marcaram presença os produtores da Monstros, Guilherme Batista Pereira, e João Lucas, da Fósforo e vocalista da banda Johnny Suxx; além de outras figuraças como Valtinho Motorhead, Sacolão, o artista plástico Silvinho, Gersinho, Glauber Targino, Flavinha, Nayara, a cantora Cristiane Perné, Glauco Mingau, Segundo, Rogério Mariano(ex-baixista da Língua Solta), o artista plástico Roberval Cortês, entre outros mais.

Matéria assinada por Rodrigo Alves

Matéria assinada por Rodrigo Alves

O público compareceu e prestigiou o autor, impulsionados pela matéria de Rodrigo Alves, publicada em O Popular, o jornal diário de maior circulação em Goiânia. Na ocasião, também instalaram 2 telões que passavam imagens, fotos da época, também houve um rodízio de Ds e devido ao patrocínio da cervejaria Budweiser, não faltou cerveja para quem quis. Não tinha refrigerante, mas tomei altos copinho de água mineral.

Doentes À Procura da Cura

Doentes À Procura da Cura

Na ocasião, reencontrei velhos companheiros das muitas bandas que criei, como o Edson Lenine e o Afonso Moreno,dos Doentes À Procura da Cura, Fred Peixoto dos Doentes do Amor, Wendel de O Coice, além dos amigos Levy Silverio e Eládio Garcia, com banda nova no pedaço, o Hensga. Cabe lembrar que Eládio também é um dos personagens das histórias de Jadson sobre o Movimento Pós Punk.

Lúcio Malagoni e Edson Lenine:

Lúcio Malagoni e Edson Lenine: “O Movimento Pós Punk de Goiânia pode ser comparado coma Semana de Arte Moderna de 1922”

Edson Lenine, sempre espirituoso, fez uma ousada afirmação a respeito do livro de Jadson, segundo o tecladista dos Restos e do DPC, podemos comparar, em termos de impacto e influência, o Movimento Pós Punk , retratado em DAS CORES AO SÉCULO XXI com a Semana de Arte Moderna de 1922 que mudou os paradigmas da Cultura no Brasil.

11143641_849909038437466_4007081061018196864_n

Os DJ´s, Maurício Mota, Alexandre erini, Jurassik Dark e Neguim Beats, bombaram , atacando cada um com seu estilo predileto, no começou rolou clássicos do anos 1980, of course, passou pelo rap, o estilo musical que tomou conta do pedaço; também não faltou a presença da música eletrônica.Enquanto secava copos cheio de água mineral, bebi todos os copos, cabiam alguns nos bolsos do paletó, adson Jr estava ocupado autografando e atendendo amigos e leitores. Tive que esperar até o derradeiro, para só então, posar para a foto que ilustra a noite do lançamentos do seu livro. Parabéns, Jadson! Tudo de BOM !!!

Anúncios

1 comentário

  1. Muito bom, valoroso o conceito do resgate documental de um movimento importante do rock em Goiânia.
    Parabéns Jadson Jr e a todos que fizeram a historia deste livro lindo!

    the salvess
    13-07-2015
    Goiânia/Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: