IRON MAN, Minha Jornada com o Black Sabbath, de Tony Iommi – Resenha do Livro

tonyiommiArquivoExibir
Deus deve ter aprendido a tocar guitarra sozinho, mas os riffs quem ensinou foi Tony Iommi,
o poderoso guitarrista do Black Sabbath. Se eu fosse você comprava o livro, IRON MAN, Minha Jornada com o Black Sabbath caso goste ou não do Tony. O Senhor Iommi, o Homem dos riffs, não tira onda hora nenhuma, pelo contrário, é um cara bem legal, se você ler, vai entender muito bem o que querp dizer.

Tony Iommi

Tony Iommi

O início de tudo, o acidente que o fez perder parte dos dedos, da mão esquerda, o que , aparentemente, levaria para a sepultura, de forma precoce, trágica, sua vontade, seu sonho de ser um guitarrista, um músico. Tony Iommi, ainda  um adolescente, se reinventou,  superou as adversidades, criou um estilo próprio de tocar guitarra, sendo um dos mais carismáticos de todos, e ainda montou, no final dos anos 1960; juntamente com Ozzy Osbourne, Geezzer Butler e Bill Ward, a maior banda de Heavy Metal de todos os tempos.

Bill, Ozzy, Gezzer e Tony Iommi, a formação original.

Bill, Ozzy, Gezzer e Tony Iommi, a formação original.

Sem dúvida, ao escolherem o nome da banda, Black Sabbath, uma referência à um filme de terror, protagonizado por Boris Karloff, um ícone dos filmes de terror, um filme italiano, feito em 1963, dirigido por Mario Bava, que no Brasil, levou o título de “As Três Máscaras do Terror” que , por sua vez, teria influenciado Quentin Tarantino, sua princial influência, para escrever o roteiro, do filme premiados com o “Oscar”( melhor roteiro original, em 1994), “Pulp Fiction

Pulp_Fiction_cover

iniciaram um gênero, por assim dizer, ao associar o rock pesado ao contexto sombrio, macabro do universo gótico, do sobrenatural, de bruxos, magos e coisas do outro mundo.

Crucifixo para afastar os fãs do diabo

Crucifixo para afastar os fãs do diabo

Tony Iommi até que por causa dessa temática passou a usar , ostentar no peito, um crucifixo. Isso porque, na primeira turnê pelos Estados Unidos,nos anos 1970, passaram a ser “perseguidos” por verdadeiros adoradores do diabo, pessoas ligadas ao satanismo, que buscavam contato com os músicos, pensando ser eles,os músicos, também, engajados na causa.

Formação que ficou conhecida como HEAVEN AND HELL

Formação que ficou conhecida como HEAVEN AND HELL

No entanto, segundo o livro de Iommi, tudo não passava de ficção escrita por Geezzer Butler, o baixiista, e muito bem interpretada por Ozzy. Posteriormente, com sua saída, o posto passou a ser ocupado por Ronnie James Diouma indicação de Sharon Osbourne, esposa do Ozzy, amiga de Wendy, a esposa de Dio;que, por sua vez, caiu como uma luva nessa estética sombria. O universo lúdico do Black Sabbath seria o lar ideal para o homem dos castelos e dragões, o fabuloso Dio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: