Boris de Pedra lança “Candabul” em Blog!

image027

Boris de Pedra, o escritor blogueiro, do Tecnocibernético, lança na internet mais um blog literário, http://candabul.blogspot.com.br/2016/04/candabul.html, onde você pode ler, um conto, aliás uma livre inspiração, sobre o feitiçeiro “Candabul“, filho da lendária Bruxa de Évora, que andava em cima de um bode, cujo narrativa chegou ao Brasil, com as caravelas de Cabral, onde é muito popular, de carona em outro mito cristão, São Cipriano, da Antióquia, um verdadeiro best seller, com seu famoso Livro da Capa Preta, que por sua vez, teria sido discípulo de Yeborath, o nome original em hebraico, e Iébora para os árabes.

A Bruxa de Évora é um dos personagens mais famosos, populares e misteriosos do folclore e das lendas de magia, sua origem vem da Antigo Oriente, na Mesopotâmia, dos tempos da Babilônia, onde os ocultistas praticavam a magia dos antigos caldeus, até o século III d.C.

A lenda atravessou os séculos, por meio do Mar Mediterrâneo, em uma migração de mitos, chegando na Penísula Ibérica, com os mouros sarracenos, os árabes, de carona com São Cipriano, tornando se bastante popular com seu grimório, o Livro da Capa Preta, na Idade Média.

Além disso existe a cidade de Évora, no Alentejo, em Portugal, que teria sido fundada nos tempos do Império Romano, mas teria sua origem celta, sendo Évora, a forma cultuada da deusa dos druídas, de Avalon, entre os povos da Penísula Ibérica.

capa-preta-livro-de-bolso-14101-MLB20083155646_042014-F

O Feitiçeiro da Antióquia, Cipriano , se converteu ao cristianismo, sendo perseguido por isso, no entanto com seu martírio, por sua fé em Cristo, tornou-se São Cipriano.

O relato, em forma de um pequeno conto, relata a trágica história de Candabul, o filho da Bruxa de Évora que se apaixona pela bela Ofélia, que fora raptada por Matacabel, um feitiçeiro rival.

Todavia, os pais de Ofélia, camponeses que trabalhavam na Quinta de Don Álvaro, não viam com bons olhos, tão pouco queriam um genro feitiçeiro. Assim, Candabul fez uso de ardil, feitiços e bruxedos para ter seu amor de volta, mas de nada adiantou, pois a bela Ofélia com um nobre fidalgo se casou.

                                                             !!!

 

Postado originalmente em:  http://borisdepedra.blogspot.com.br/2016/04/boris-de-pedra-lanca-candabul-em-blog.html
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: