A Essência da Vida!!!

Resultado de imagem para ESSÊNCIA DE BUDA

“Conhece te a ti mesmo”, essa é a essência da vida. Essas são as palavras sagradas inscritas na entrada do Oráculo de Delfos. Uma espécie de templo espiritual da Grécia Antiga. A frase completa é “Oh, homem, conhece te a ti mesmo e conhecerás o universo e os Deuses”.

Pela ótica zen budista temos outra palavra, buddhata, que representa a essência, que do ponto de vista gnóstico, é uma pequena fração da alma, que por sua vez, é a já mencionada essência.

Existem outras interpretações sobre essa mesma palavra que também nos remete ao óleo aromático extraído de certos vegetais; ou como sendo a ideia central de uma tese, uma proposição aberta para uma discussão, um conhecimento especulativo, uma busca intelectual, uma teoria sobre determinado assunto.

A essência do ser humano, por sua vez, é o nosso espírito imortal, nossa ligação direta como universo. Já nascemos com a essência, ao longo do tempo, do nosso aprendizado, na escola da vida, aprendemos a ter personalidade, passando a desenvolver o ego. Este,por sua vez, é uma falsa noção da nossa essência que é nossa criança interior, nosso Eu Superior, que está vinculado ao Uno.

O ego é criação da mente humana, como se fosse o doutor Fausto da saga moderna do homem que vendeu sua alma para obter vida longa e prosperidade. O ego está vinculado à sentimentos que carregam energias incompatíveis como paixões, desejos, temores, ódio, egoísmo, inveja, orgulho, gula, preguiça,ira e o apego. O ego não tem propósito, não tem compromisso moral, sua natureza é imediatista.

No entanto, nossa essência deve se harmonizar com a personalidade, o ego, senão seremos místicos de araque, gurus patifes. Apenas uma ilusão. Por sua vez, a harmonia vibracional da essência com a personalidade criam pessoas de boa índole, de bom caráter, que pela doutrina,os ensinamentos, de Buda, buscam fazer o bem não importa a quem. Essa é a essência da vida!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: