SOROR JUANA, Poetisa e Dramaturga, também conhecida como JOANA DE ÂNGELIS, no Espiritismo.

Resultado de imagem

Soror Juana, poetisa e dramaturga, da segunda metade do século XVII, filha de uma “criolla”, que eram aqueles nascidos em território americano com descendência européia; e de um militar espanhol. Ainda jovem, descobriu a biblioteca de seu avô e logo se apaixonou pelos livros. Por meio da leitura teve acesso a todo conhecimento permitido em sua época.

Ou seja, leu os clássicos gregos, romanos, além da teologia, que por sua vez,é o estudo da existência de Deus, com assuntos referentes ao conhecimento da divindade e não apenas dogmas do cristianismo, que tem sua origem no termo grego, dogma, que significa “o que se pensa é verdade”; ou seja, Soror Juana tinha profundos conhecimentos e questiona, inclusive, a até então super poderosa igreja católica romana, uma organização política travestida com o manto da religião.

O espanhol era sua língua de origem, mas por conta própria aprendeu português,e sem auxílio de padres e freiras, também aprendeu Latim. Muito que aprendeu foi escondida, pois não era permitido as mulheres saberem das coisas.

Resultado de imagem para soror juana inés de la cruz

Tentou entrar na universidade, mas por ser mulher, foi proibida,por essa época chegou a pensar em se vestir de homem para ter o direito de estudar, devido a essa situação buscou a vida monástica, primeiro tentou ser freira na ordem das carmelitas, devido a rigidez, abandonou e passou para a Ordem das Jerônimas.

Nesta ordem religiosa católica, enclausurada, escreveu sua obra, versos sacros e profanos, autos sacramentais e duas comédias de capa e espada, devido sua capacidade e instrução tornou-se administradora do convento.

Soror Juana, tinha uma grande erudição, termo que se refere a quem tem instrução,conhecimento e vasta cultura, por isso, correspondia-se com grandes nomes do mundo hispânico, tendo, inclusive, escrito para o Papa, que a respeitava e considerava como uma grande erudita.

Em um de seus poemas mais famosos, “Hombres Necios”(“Homens Estúpidos”) defendia a liberdade, uma das primeiras vozes do feminismo, onde defendia o direito da mulher de ser respeitada como ser humano, isso no século XVII, criticando o sexismo de sua época.

Naqueles tempos, 90% os livros diziam respeito a religião da igreja católica, assim mesma, devido a sua erudição e respeito conquistado, em um mundo de homens, esse mulher teve acesso a outros autores, como o matemático e filósofo alemão Leibniz, autor, cristão convicto, foi professor luterano, um místico rosa cruz, que tinha motivação primordial a promoção da paz, da liberdade e da igualdade.

Pouco antes de sua morte, foi obrigada pela igreja católica, a se desfazer de sua biblioteca e de seus instrumentos musicais, provando a estupidez de uma doutrina religiosa que se dizia a entidade de Deus na terra, na verdade uma entidade política que usurpou o nome de Cristo e em seu nome cometeu inúmeros pecados e crimes.

Eram os tempos da Santa Inquisição, onde o demônio ditava as regras da igreja católica, de uma forma soberana, sem o disfarce dos dias atuais.

joana_de_angelis

A Imagem acima é tida omo sendo Joana de Ângelis, que teria sido Soror Juana.

Séculos depois, a doutrina espírita, que nos foi apresentada por Alan Kardec,propiciou o fenômenos dos livros psicografados que seriam escritos por mediuns sobre orientação de espíritos desencarnados, sob esse olhar,por meio dessa ótica, Soror Juana, a poeta e dramaturga, voltou como autora com o nome de Joana de Ângelis, sendo em que suas obras,supera o moralismo do espiritismo, que beira o fanatismo de católicos e evangélicos, criando uma ponte,mais acessível e crível, entre os mundos material e espiritual, criando um diálogo com as modernas correntes da psicologia, em especial a de Jung e a nova corrente transpessoal, que busca uma ligação com a espiritualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: