Madame Blavatsky

Helena Blavatsky

Helena Blavatsky

Helena Blavatsky, escritora russa, responsável pela sistematizaçao da moderna Teosofia, conjunto de doutrinas religiosas de caráter sincrético, mistico, esotérico e iniciático, juntamente com o Coronel Olcott. Madame Blavatsky, como era conhecida, seu nome de batismo era Helena Petrovna Blavatsky, tornou se polêmica por não apenas abalar os conceitos existentes sobre Espiritualidade, como por ter desafiado as correntes ortodoxas da religião, presa ao dogmas, HPB, as iniciais do seu nome, também pode ser considerada uma iconoclasta, aquela que desmonta imagens tidas como sendo a verdade, aquela que desfaz imagens religiosos ou se opõe a sua adoração.

Nasceu à meia noite de 12 de agosto em Ekaterinoslava, na Rússia, vinda de uma linhagem tradicional de homens e mulheres poderosos, a historia de seus antepassados se confunde com a própria historia da Rússia, sua árvore genealógica remete a Rurik, 862 aC, chefe tribal nômade que organizou, em Novogorod, o primeiro governo civil eslavo, que veio a ser um centro de comercio entre o Oriente e o Ocidente. Os descendentes de Rurik ampliaram suas conquistas, transformando em um Principado e adotaram o Cristianismo como a religio de seu povo e o paganismo desapareceu daquela região.
images-1
Os tempos passaram, mas sua família, ainda exercia forte influencia politica nos dias dos Romanoff, os ultimos czares depostos pelos soviets de Lênin, Trostsky e o nefasto Stalin. No entanto, apesar de sua nobre descendência, a jovem Helena era uma rebelde, desde criança sempre demonstrou desprezo pelas convenções, mas seu pai, o Capitão Peter Hahn, nasceu como Helena Petrovna Hahn, sempre foi seu grande defensor e entusiasta, amor verdadeiro; e a financiava com seus recursos, talvez por ter perdido a mãe , uma mulher culta e devotada a Literatura, ainda aos 11 anos, tendo sido educada pelos avós, sendo seu avô Fadeef, governador da província de Saratov, na Rússia.
Todavia, a natureza de Helena, era de uma inata capacidade psíquica, era dotada da faculdade de se comunicar com seres de outras esferas, com habitantes do mundo invisível. Com o tempo, Helena, buscou disciplinar e desenvolver esses seus dons, devido a influência social de sua família, recebeu boa educação, sendo poliglota, era hábil em várias línguas, tinha excelentes conhecimentos musicais, alem de herdar a tendência, a propensão, a vertente literária de sua sua família.
Madame Blavatsky e Coronel Olcott, fundadores da Sociedade Teosófica

Madame Blavatsky e Coronel Olcott, fundadores da Sociedade Teosófica

Aos 17 anos, em 1848, foi forçada, devidos qaos arcaicos costume da época, a se casar com um velho General chamado Nichephoro Von Blavatsky, governador da província de Erivan, na Russia, do qual herdou o nome.Rebelde por natureza, espírito livre, rompeu com as convenções morais de sua época , século XIX, e após 3 meses de matrimônio fugiu para a casa da família , que a encaminhou ao pai, seu grande protetor, no entanto, devido aos padrões conservadores, de sua época, onde ser mulher era ser menos, com receio de de ser devolvida ao velho marido, novamente, fugiu e durante vários anos correu o mundo, o pai, que a amava muito,, conseguiu fazer contato e passou a lhe fazer remessas de dinheiro para o seu sustento. Afinal, o verdadeiro pai não poupa esforças para ajudar seus amados filhos.
Em 1851, já divorciada, adotou o nome de Senhora Blavatsky, as iniciais HPB, Helena Petrovna Blavatsky, e teve seu primeiro contato com os Mestres, tido como o “Irmão mais Velho“, o adepto, que sempre fora seu protetor espiritual, sob sua orientação foi instruída na magia e no ocultismo, estudou a lei e a vida dos mundos ocultos, em mosteiros e, também esteve com monge tibetanos, no planalto da Ásia essa sua educação esotérica, foi descrita em seu livro “ A Voz do Silencio.”
a-voz-do-silencio
Em 1873, HPB, viajou para os Estados Unidos com a finalidade de trabalhar  a missão da qual fora preparada, entrou de cabeça, corpo e alma no então, nascido, movimento espiritualista, proposto por Alan Kardec, que virou moda e abriu espaços para charlatões, mistificações e fraudes, apesar da doutrina espírita cometer os erros dos dogmas e moralismo, Madame Blavatsky avançou seus caminhos espirituais  ao escrever outro livro “Isis sem Véu”, em 1877, e posteriormente “A Doutrina Secreta” em 1888, obras estas, segundo a própria, ditadas pelos mestres. Seus textos foram recebidos com agravos e injurias pelos religiosos dogmáticos de então. Incluindo se católicos, evangélicos, na época protestantes e espíritas moralistas.
download-2
Em 1875,  já nos Estados Unidos, juntamente com o jornalista, escritor e advogado, de grande erudição,  Coronel  Olcott https://tecnocibernetico.wordpress.com/2016/11/08/coronel-olcott/ ;  e adepto do Esoterismo e da Espiritualidade, fundaram , em 17 de novembro, em Nova Iorque a Sociedade Teosófica, que tinham como metas: Formar um grupo de fraternidade universal na humanidade, sem distinção de raca, credo, sexo, casta ou cor; também com a intenção de fomentar o estudo comparativo das religiões, filosofias e ciências e , concluindo,para investigar as leis inexplicáveis da Natureza e os poderes ocultos, latentes, do homem.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: