Crônica – “A Filosofia dos Ciborgues” por Carlos Pompeu

 “A Filosofia dos Ciborgues”

por Carlos Pompeu

 

 

 O pós humanismo é uma realidade que diz respeito aos ciborgues. Seres que associam a máquina ao organismo humano. Inclusive, hoje já se discute a possibilidade de se continuar a viver com a mente fora do corpo humano. 

 O que já foi considerado como especulação da ficção científica, agora pode ser considerada uma realidade plausível. Tanto que o filósofo Nick Bostrom https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/23/nick-bostrom-o-filosofo-de-oxford-que-defende-que-a-engenharia-genetica-pode-ampliar-os-limites-fisicos-e-mentais-do-ser-humano/   é favorável à esta nova tendência. Ou seja, modificar o DNA humano para se usufruir os benefícios da tecnologia. 

No entanto, o futurologista Ray Kurzweil tem outra maneira de pensar. Ao contrário, de Bostrom, Kurzweil antevê avanços tecnológicos a partir da inteligência artificial.

 Todavia, cabe buscar uma outra opinião. Assim temos Andy Clark, outro pensador, que também trata do pós humanismo https://tecnocibernetico.wordpress.com/2011/04/22/o-mundo-pos-humano-de-sociedade-dos-ciborgues-de-carlos-pompeu/ , mas seu ponto de vista quebra paradigmas.

 Para Andy Clark, enquanto humanos, não precisamos de implantes ou de chips para sermos considerados ciborgues. Tão pouco teríamos que nos fundir à máquinas ou nos transformar em uma espécie de computador de última geração. 

Isso tudo por um motivo bem simples: já somos ciborgues. Segundo Andy Clark, isso ocorre porque o ser humano sempre incorporou ferramentas que ampliam o poder do seu intelecto. É por isso que o filósofo Andy Clark afirma em seu livro, “Natural Born Ciborgs”, que nós, enquanto seres humanos, existimos “como coisas pensantes que somos, graças a uma complexa dança de cérebros, corpos e muletas culturais e tecnológicas”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: